Recife terá ônibus turístico a partir de fevereiro

De acordo com o secretário de Turismo Felipe Carreras, todo os serviços ficam a cargo da iniciativa privada.
O governo do estado, em conjunto com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, por meio da Empresa de Turísmo de Pernambuco (Empetur), lançou ontem a linha de ônibus turismo moderno, no estilo “jardineira”, dentro da ação “Descubra Pernambuco”. O serviço, que não terá nenhum tipo de despesas para os cofres públicos, será de responsabilidade da empresa pernambucana 2G Turismo, que venceu a licitação e já assinou contrato para que os veículos estejam em circulação a partir de fevereiro de 2018.
De acordo com o secretário de Turismo Felipe Carreras, todo os serviços ficam a cargo da iniciativa privada. “Desde a comercialização dos tikets, onde o modelo de compra será divulgado em breve, até a manutenção dos ônibus. Tudo isso fica a cargo da empresa que venceu o chamamento público”. Serão dois ônibus com a capacidade total de 74 pessoas cada um, em estilo double deck com capota retrátil, refrigerados, com plataformas de acessibilidade para cadeirante, cada um com dois andares e compartimento para até três bicicletas. “O padrão é de ônibus internacional, afinal de contas, esse tipo de equipamento está presente em todos os centros turísticos do mundo”, disse Carreras.
A linha turística funcionará todos os dias da semana, onde terá, ao todo, oito viagens por dia, entre 9h e 17h, percorrendo cerca de 27,4 km, com a Praça de Boa Viagem como partida e chegada. O veículo fará paradas pontuais no Segundo Jardim, Polo Pina, Praça do Arsenal, Forte do Brum, Cais da Alfândega, Praça da República, Casa da Cultura, Forte das Cinco Pontas, Avenida Domingos Ferreira e o Parque Dona Lindu.
Segundo a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, esses pontos estratégicos de paradas não irão atrapalhar o trânsito da capital pernambucana. “Foi feito todo um estudo, junto à Companhia de Trânsito e Transporte, para adequar o roteiro à realidade da cidade, mesmo a ação começando no período de carnaval”. Para Ana Paula, o resultado desse projeto será bastante importante. “A gente acredita que essa ação irá causar um impacto na cadeia produtiva do turismo da cidade”, afirma.
O tiket do ônibus custará R$ 45, com 50% de desconto para crianças entre 7 e 12 anos. As crianças abaixo de 7 anos não pagam. Além disso, estará disponível no site da Empetur a inscrição que vai levar a um sorteio para que os alunos e professores da rede estadual de ensino possam participar do passeio gratuitamente. Serão, ao todo, 50 vagas disponíveis por dia. A expectativa é de estender esse projeto, que até junho de 2018 estará com uma linha turística para Olinda, com chegada no Mercado Eufrásio Barbosa totalmente revitalizado. Também está previsto que até o final do próximo ano essa linha possa estar em Jaboatão dos Guararapes, tendo como chegada o histórico Monte dos Guararapes.

 

Por: Vitor Nascimento

Publicado em: 01/11/2017 18:15 Atualizado em: 01/11/2017 20:29

Diário de Pernambuco

Deixe um comentário